domingo, 21 de junho de 2009

Circuluz Brincante

Espetáculo de Circo e Teatro de Rua
Estou atualmente em relação com a vida e as pessoas, através de um novo trabalho que nos envolve em círculos... brincadeiras... luz...



CIRCULUZ BRINCANTE


O circulo é o local do circense, do ritual, do teatro de rua, do encontro. E nele, a palhaça Keke leva ao público elementos de sua genealogia, as partículas de brincadeira, riso e absurdo que a compõe.
Espetáculo de rua onde são exploradas as várias possibilidades de jogo e dialogo entre comicidade, cultura popular maranhense e habilidades circenses, nas cenas a palhaça Keke kerubina estabelece um jogo cênico com a platéia originado na arte de rua e no brincante maranhense.
Keke kerubina Rosa Vermelha do Jardim da Vida recria á sua lógica de palhaça os números de malabarismo, acrobacia área no tecido, utilizando a dança e a dramaturgia popular. Para então no desenrolar das cenas semear na platéia a vontade de mostrar seu próprio brincante.
O Cazumbá, catirina, a coreira, são experimentados em cena e revelam durante o espetáculo a palhaça como espelho do Homem, um ser que cai, levanta, aprende, dança, canta, cria círculos de brincadeira.
O circo, o circulo, a circularidade é no espetáculo o ritual de exaltação a arte popular do circense.











Duração: 45 min
Ficha técnica:
Raquel Franco:
Palhaça Keke kerubina

Direção e concepção:
Raquel Franco
Sonoplastia:
Hugo Benigno
Cibica
Iure Olinda
Assistente de Cena
Caçula Rodrigues
Agora é prosseguir levando os Circuluz pra outros espaços aqui, ali, acolá, pra onde o coração desejar
Raquel Franco

sábado, 20 de junho de 2009

Chuva, Sol, Poeira e Paixão...

Olá ! estamos juntos aqui no Brincante na Rua! Sou Raquel Franco - Atriz, Palhaça e circense.Sou brincante por natureza e presteza. esse é o nosso espaço para encontros. Atualmente estou no Maranhão na ilha São Luís mas quem sabe daqui pra li já estarei noutra terra, ilha, planeta, universo, etc...
Faço teatro de rua , na rua, com rua, da rua. Acredito neste espaço como territorio de encontros estou na estrada a 10 anos e de lá pra cá já construi e conquistei:
amigos, espetáculos, participações em diversas companhias, itineracia pelo nordeste fazendo e refazendo a minha arte de rua.

E junto ao Movimento de Circo e Teatro de Rua do Maranhão, buscando fortalecer nossa prática, criando caminhos e alternativas para o circo e teatro de rua maranhense e brasileiro.
Estamos sempre procurando, através de nossa criações, continuar na jornada por esta vida, muitas vezes díficil mas cheia de sabedoria.

Tenho tambem um parceiro de trabalho, Iure Olinda, que é músico, metier de instrumentos percussivos e astista plático. Fazemos oficinas e trabalhos conjuntos.

-Oficinas de pintura e música para adultos e crianças, onde o público se sensibiliza na utilização das cores e formas; no trabalho com ritmos populares: coco, ciranda, forro e baião, sotaques, etc..
-Apresentações com circo e teatro, buscando resgatar a musicalidade circense com os lundus e chulas cantadas nos cortejos e espetáculos circense.
-Performaces com circo e teatro: Malabarismo, Perna-de Pau, Acrobacia aerea, Palhaça, Histórias e Poesias
-Confecção, recuperação e venda de Intrumentos de percurssão


-Oficina de circo para adultos, jovens e crianças









foto Jane Maciel

Cia Tapete, Criações Cênicas
Sou integrante, tambem da Cia. Tapete, Criações Cênicas grupo que pesquisa “os processos criativos do ator”, com fundamento no teatro antropológico e na experiência com a na cultura popular. A Companhia é formada por profissionais com atuação interdisciplinar em diversas áreas do conhecimento científico e empírico, desenvolvendo produtos com foco no teatro, na dança e outras linguagens das artes cênicas, através de espetáculos, performances, contadores de histórias e oficinas.


- Produção e manutenção do repertório de espetáculos teatrais da Tapete

- Intercâmbio com outros grupos e companhias artísticas do Maranhão, do Brasil e de outros paises, através de temporadas e festivais.
- Realiza pesquisa para realização de performances temáticas em eventos, utilizando técnicas de ocupação de espaço e relação com o ambiente e com o público.
- Promove oficinas de teatro, dança, expressão corporal, a partir da pesquisa da Companhia, assim como em outras áreas de expressão artística, em parceria com outros grupos e companhias de artes cênicas, a fim de socializar com a comunidade suas experiências, abrangendo pessoas de diversas áreas, promovendo educação, saúde e desenvolvimento humano.







Raquel Franco